Dicas de organização 2019

Final de ano, o tempo perfeito para organizar nossa casa e botar em ordem tudo aquilo que não precisamos mais.

 

Para te ajudar, nós da Livima separamos 5 truques que vão facilitar muito na hora de se organizar e começar o novo ano com tudo! Melhores dicas de organização para 2019.

1.  Visualize a cena antes de organizar


Quantas vezes você pensou em arrumar seu armário e no meio do processo se frustrou com a bagunça?

Por isso você deve planejar por onde começar a sua organização. Primeiro deve-se criar a visão, – isto é, aproveite o tempo para pensar antes de começar a fazer o trabalho.

Aproveite para fazer estas perguntas a si mesmo:

-Como vou usar os espaços do meu armário?
-Onde vou guardar as roupas de inverno?
-Vou precisar um banquinho para chegar às prateleiras?

Reserve um tempo para escrever sua visão primeiro e depois – aqui está o bônus secreto – peça ajuda a alguém.


Ter alguém para ajudá-lo é o “pulo do gato”. Estudos de comportamento humano mostraram que quando duas pessoas (em vez de uma) estão trabalhando em um projeto, isso é feito mais rápido – não apenas por causa do par extra de mãos, mas por causa da sinergia entre as duas pessoas.

Há uma motivação a mais que salta de uma pessoa para outra e que nos faz passar por esses projetos muito mais rapidamente.

 

2. Use ganchos


Muita gente acha que a solução organizar objetos são as prateleiras. Mas aqui vão um segredo, ganchinhos são super discretos e a solução para acabar com as pequenas bagunças.

Veja como eles podem ser úteis em diferentes cômodos da casa:

Banheiros: secadores de cabelo e chapinha. 

Cozinhas: vassouras, aventais e toalhas

Quartos: grandes ganchos para mochilas e bolsas, pequenos ganchos para colares ou cintos

Escritório: cabos, fones de ouvido e carregadores

 

3.  Use a matemática simples


Ao invés de dividir, por que não subtrair?! Aqui não estamos falando de jogar as coisas fora mas simplesmente pegar uma caixa e colocar tudo aquilo que não pertence ao cômodo, dentro dela.

Por exemplo, na sala de jantar. Pegue tudo aquilo que não pertence a mesa da sala e coloque na caixa, assim a bagunça diminui muito. Isso é ótimo para a acabar com sobrecarga do espaço ao invés de tentar encaixar objetos no cômodo.

No final, volte a caixa e redistribua os itens.

 

4.  Crie zonas para largar objetos


Estabeleça entre os membros da família, locais para “largar as coisas”, ao invés de deixar solto pela casa. Por exemplo, uma sapateira para colocar os calçados quando chegar em casa, uma arara para colocar mochilas e cesto para deixar as roupas sujas.

 

5.  Desligue as distrações

Um dos maiores problemas que acontecem na hora de se organizar são as distrações.

Se você aprender a dominar esses distrações por conta própria, estará no caminho certo para tornar seus projetos de organização uma experiência simples e fácil.

 

Aqui estão os segredos:

 

  • Ignore interrupções

Ao organizar, ignore os toques que alertam para mensagens de texto ou de voz. Um texto pode inviabilizar uma manhã inteira reservada para organizar os armários da cozinha.

 

  • Evite desvios

Organizar significa vasculhar um monte de coisas. Resista a folhear um livro que você encontrou na gaveta, experimentar uma blusa para ver se ela ainda cabe ou revirar aquele álbum de fotografia de família achado no fundo do armário – tudo te manda para outro caminho. Se sua intenção é organizar, você deve permanecer na tarefa.

 

  • Mexa com disciplina

A maior queixa é o acúmulo de papel. Papel (especialmente listas de coisas que queríamos fazer) pode realmente nos deixar muitos confusos.

 

  • Supere a tentação

Todos nós temos uma inclinação natural para combinar com a meia perdida ou  reunir a tampa da caneta com a caneta, por exemplo.

Tentar juntar esses companheiros perdidos vai sabotar seu momento de organização. Evite a tentação de cair no processo de “combinação” e, em vez disso, jogue os itens em um saco transparente e rotule-o com um marcador preto. Guarde todos os sacos juntos em uma caixa de ” peças ausentes” e siga em frente. Eles provavelmente serão reunidos ao longo da arrumação.

Quer anunciar seu imóvel sem pagar comissão?

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *